Simples Nacional: Como consultar optantes + Prazos?

Neste artigo comentaremos como o empresário contribuinte pode consultar os optantes relacionados ao Simples Nacional diretamente pelo site do imposto. Além disso divulgaremos os prazos para se manter em ordem com a Receita Federal e ficar em dia com o Estado.

Como consultar optantes pelo Simples Nacional?

Antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que o Simples Nacional não é nada mais do que um sistema de tributação simplificado.

Seu objetivo é facilitar a forma de recolhimento das contribuições referentes às micro e médias empresas. Se você deseja saber se alguma empresa é ou não optante pelo Simples, saiba que o processo é instantâneo e pode ser realizado pelo site abaixo. 

É necessário somente possuir o CNPJ da empresa. Ao digitar no campo denominado “CNPJ” e clicando em “Consultar”, a informação ficará disponível para você.

Vamos disponibilizar aqui o site para a consulta, assim, você poderá ver agora mesmo.

Como pagar o DAS Simples Nacional?

Separamos um artigo muito bom para aqueles que apresentaram dificuldades em pagar à vista o imposto do Simples Nacional. Encontramos um método simples e prático que você poderá realizar o parcelamento do boleto DAS diretamente pelo app RecargaPay.

Como emitir DAS 2 via MEI Simples Nacional + parcelamento de até 12x

Por outro lado, se você deseja emitir e parcelar sua conta do MEI Simples Nacional, deve primeiro entrar no site oficial do MEI para fazer o download da sua fatura vencida. Feito isso, você deve voltar ao aplicativo RecargaPay e lá efetuar o pagamento, que pode ser em até 12x usando seu cartão de crédito.

Quais são os prazos de adesão Simples Nacional?

De acordo com as informações disponibilizadas no portal do Simples Nacional, atualmente, a adesão ao mesmo por empresas que já estão em atividade, optantes pelo Lucro Presumido ou Lucro Real, só pode ser solicitado no mês de janeiro deste ano, 2022. Assim que concedida, começa a contar a partir do primeiro dia do ano de opção

Já para aquelas empresas que ainda estão iniciando o exercício, o prazo para solicitar a opção é de 30 dias que começam a contar a partir do último deferimento de inscrição, seja ela municipal ou estadual.

Por último, as empresas que abriram seu CNPJ a partir de 01/01/2022, o prazo máximo é de 30 dias também, que começam a valer a partir do deferimento da inscrição.

Conclusão:

Neste artigo divulgamos como o micro e pequeno empresário pode consultar seus optantes pelo hotsite da Receita Federal sobre o imposto Simples Nacional. Da mesma maneira, mostramos quais são os prazos estabelecidos para enquadramento da empresa ao adentrar ao regime empresarial.

Deixe um comentário