Quando o Pix foi criado? Conheça todas as informações

Antes de tudo, é importante saber que o Pix foi:

  • Foi criado em 2020
  • Em desenvolvimento desde 2018
  • Ainda conta com funções programadas

Além de saber como pagar pelo Pix, é importante ter conhecimento de que essa foi uma ferramenta criada pelo Banco Central em 2020. Com esse sistema de pagamento, tornou-se mais fácil realizar transferências para Pessoa Físicas e Pessoa Jurídica.

Em resumo, para saber tudo sobre o Pix, entender que se trata de uma forma de pagamento instantânea e que todos podem usar é fundamental. Além disso, a ferramenta é livre de taxas para os usuários PF, já para PJ o BC torna opcional a cobrança ou não por parte da instituição financeira.

Quem criou o Pix? 

Quem criou o Pix?

Se você está se perguntando quem criou o Pix, saiba que o Banco Central foi responsável pela idealização dessa ferramenta de transação. E ainda, o sistema de pagamento começou a ser criado em 2018, mas somente em 2020 durante o governo Temer aconteceu o lançamento. 

Desde a sua criação, pessoas mal intencionadas tentam aplicar golpes em usuários do Pix. Em nota ao G1 Notícias, dono de pizzaria desabafa sobre tentativa de golpe:

“Eles ligam aqui e tentam vários tipos de golpes. Esse foi um deles. Ele (o golpista) solicitou a pizza e pediu o meu Pix, falou que ia pagar e mandou um centavo para pegar os dados da minha conta, alterou o valor, alterou o nome e me mandou um comprovante falso como se tivesse feito no valor da pizza”

Por que o Pix foi criado? 

Por que o Pix foi criado?

O principal motivo para a criação do Pix foi o objetivo de tornar os pagamentos mais fáceis e rápidos. O Pix tornou-se o meio de pagamento mais usado por brasileiros devido à democratização que trouxe às transações, pois é livre de taxas, diferente das transferências via TED e DOC.

Desde o seu lançamento, a ferramenta vem inovando trazendo cada vez mais praticidade com o Pix Agendado. Além disso, o uso do Pix QR Code tornou-se cada vez mais recorrente devido à facilidade na cobrança de pagamentos.

Qual a diferença do Pix para as outras formas de pagamento?

Qual a diferença do Pix para as outras formas de pagamento?

Existem algumas diferenças entre o Pix e outras formas de pagamento, afinal ele foi desenvolvido para trazer mais facilidade às transferências. Destacam-se principalmente a gratuidade, funcionamento 24 horas e todos poderem usar, por isso o Pix já é mais usado que dinheiro no Brasil. Confira a seguir as principais diferenças entre o Pix e o TED, DOC, boleto bancário e cartão de crédito.

TED e DOC

As transferências via TED e DOC são conhecidas por serem tarifadas, com valores que podem variar de banco para banco, além de demorarem até 24 horas. Já o Pix é gratuito para PF, funciona 25 horas e cai instantaneamente.  

Boleto bancário

A principal diferença entre o Pix e o boleto bancário está no tempo para ser creditado. Pois, enquanto o boleto bancário pode demorar até 3 dias úteis para ser creditado, o Pix cai imediatamente. Além disso, também é possível pagar boleto pelo Pix.

Cartão de crédito

O cartão de crédito trata-se de uma forma de pagamento onde os usuários recebem um limite de crédito e podem utilizá-lo para fazer compras parceladas. Já o Pix funciona como uma forma de transferência com saldo em conta.

Entretanto, existem diferentes aplicativos que oferecem o serviço de fazer Pix com o cartão de crédito e parcelado em até 12x.

O Pix ainda está em desenvolvimento? 

O Pix ainda está em desenvolvimento?

Bem, isso vai depender do seu ponto de vista. Pois, desde o seu lançamento em 2020, o Pix encontra-se totalmente operacional. Mas até hoje conta com novas atualizações nas suas funções como o Pix Automático e o Garantido.

O Pix Automático, por exemplo, promete tornar os pagamentos a PJ recorrentes como mensalidades, facilitando a vida dos usuários. Já o Pix Garantido será uma alternativa para fazer pagamentos parcelados via Pix.

Vale a pena usar o Pix? 

Vale a pena usar o Pix?

Sim, o Pix é uma ótima ferramenta de pagamento. Confira a agora 3 vantagens do Pix que separamos para você:

Segurança

O Pix foi uma ferramenta desenvolvida pelo Banco Central em 2020. O sistema conta com proteção aos dados dos usuários, além de possuir o Mecanismo Especial de Devolução em casos de golpes contra os usuários. Por isso, o Pix é seguro.

Pagamento instantâneo

Outra vantagem do Pix é a instantaneidade, diferente de outros meios de pagamento que podem demorar até 3 dias úteis para cair na conta, o Pix cai em até 10 segundos. Então, se você busca agilidade, essa é a ferramenta ideal para você.

Funciona 24 horas

O Pix é conhecido por funcionar 24 horas e nos 7 dias da semana, incluindo feriados. Entretanto, é importante lembrar que transações realizadas fora do horário comercial podem demorar mais tempo para serem creditadas. 

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS E A DESVANTAGEM DO PIX

O Pix serve para que tipo de pagamento? 

O Pix serve para que tipo de pagamento?

Sim, o pagamento via Pix serve para diversas formas de pagamento e atende cada vez mais usuários. Pois, com a ferramenta é possível pagar boletos de consumo, fazer transferências para PF e PJ, gerar QR Code de cobrança de pagamento e muito mais. 

COMO PAGAR BOLETO PELO PIX (Qualquer banco) GUIA COMPLETO

Conclusão

Ao decorrer do texto abordamos quando o Pix foi criado e quem foi o responsável pelo seu desenvolvimento. Além disso, abordamos todas as informações sobre essa ferramenta, como as suas vantagens e quais as diferenças de outros meios de pagamento para esse.

Recomendamos que os usuários se atentem aos limites do Pix. Pois, ele possui limite diário máximo de  R$ 3.000,00 e noturno de R$ 1000,00, conforme o Banco Central. Entretanto, os limites podem ser mudados no aplicativo da instituição financeira. 

Lembramos que esse trata-se de uma forma de pagamento livre de taxas, ou seja, é gratuito. Mas vale destacar que o BC determina que as taxas ficam isentas apenas para Pessoa Física, já para Jurídica a instituição pode optar pela cobrança ou não.

O Pix é gratuito?

O Pix é seguro?

Quem pode ter Pix?

O Pix cai na hora?

Posso pagar boleto com Pix?