Existe Pix em outros países? Aprenda agora

Neste momento, não existe Pix em outros países, mas:

  • Está em desenvolvimento uma ferramenta parecida
  • Vai se chamar Nexus
  • Ainda não tem previsão de lançamento

O Pix Internacional é uma ferramenta exclusiva do Brasil criada para pagar pelo Pix. Desenvolvida pelo Banco Central, basta ter acesso a um aplicativo de pagamento e registrar a chave Pix para usufruir de recebimento e envios de valores. 

Para entender o que é o Pix, realmente é uma ferramenta ou modalidade de pagamento instantâneo que utiliza o saldo em conta. O Nexus, projeto de Pix internacional, está em desenvolvimento para transações internacionais. Logo será possível realizar o procedimento.  

Como funciona o Pix em outros países?

Como funciona o Pix em outros países?

Para o Pix internacional o que saber sobre ele é que funcionará similar ao Pix no Brasil. Ou seja, ele possibilitará pagamentos via Pix com envios instantâneos sendo além de um meio rápido, barato.

Além disso, o esperado é que assim como o Pix do Banco Central, essa ferramenta seja segura e permita aos usuários realizar envios 24h por dia

Quem vai poder utilizar esse sistema?

Quem vai poder utilizar esse sistema?

O Nexus continua em desenvolvimento e não há ainda requisitos exatos que determinem que poderá utilizar esse sistema. Espera-se que sejam similares aos requisitos do Pix no Brasil, como ter acesso a um app que ofereça a modalidade e o saldo em conta. 

Vale destacar que o projeto Nexus deve conectar mais de 60 países. Por isso é tão esperado por muitos, pois facilitará até mesmo a economia e o turismo.

Projeto Nexus! O Pix Internacional é o novo Sistema de Pagamentos Mundial!

O Pix em outros países tem data de lançamento?

Pix em outros países tem data de lançamento?

Ainda não se sabe, as expectativa eram para 2023, mas a fase de testes ainda não foi encerrada. Além disso, o BIS ainda não se pronunciou sobre uma nova data ou previsão de disponibilidade para os 63 países que irão adotar o sistema.  

Em nota ao site O Tempo, o BIS (banco responsável pelo Pix internacional) destaca sobre a fase de testes:

A fase de teste vai explorar o potencial da tecnologia, a facilidade e a velocidade de uso. O ‘Nexus’ vai padronizar as operações e conectar os sistemas atuais entre os países. Ao invés de precisar ser mantido por cada um dos membros, o sistema pode ser concentrado na plataforma [do BIS] e facilitar a conexão”

Qual moeda ele vai usar?

Qual moeda vai ultilizar?

Basicamente o Nexus que é o Pix internacional utilizará o real digital e Pix, além de todas as outras moedas, pois será um sistema que também fará a conversão para envios. Assim, todos os países poderão utilizar.  

Quais países vão aceitar esse serviço?

Quias países vão aceitar esses serviços?

Segundo informações da imprensa, todos os países que já adaptaram um sistema de transferência estável e rápido poderão ter o Nexus e usufruir das vantagens do Pix, já que são similares. Mais de 60 países integrados no Pix internacional que já aceitaram o serviço.

Alguns dos países que vão utilizar o sistema são:

  • Áustria 
  • Reino Unido 
  • Bélgica
  • Alemanha
  • Finlândia

Vão ser cobradas taxas para o Pix em outros países? 

Serão cobradas taxas do Pix em outros países?

Ainda não se sabe se haverá ou não cobrança de taxas e se caso existem, quais serão elas. Afinal, cada país tem uma política de transferência que pode variar do Pix tradicional. No Brasil não há taxa do Pix, somente para Pessoas jurídicas.

Como vai funcionar o PIX INTERNACIONAL? Entenda o Nexus

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo destacamos alguns pontos importantes sobre o Pix internacional. Afinal, está em andamento o projeto do Nexus que irá integrar mais de 60 países em uma ferramenta de pagamento instantâneo. 

No entanto, é interessante destacar que ainda não é possível realizar o Pix internacional, pois o Nexus ainda está em fase de testes. Além disso, ainda é incerto questões como lançamento, taxas e requisitos. 

Por fim, vale destacar que essa ferramenta tem uma base muito similar ao Pix tradicional que conhecemos que é o sistema de pagamento do Banco Central. Assim, com o lançamento do Nexus 63 países poderão usufruir das vantagens do Pix.

O Nexus é gratuito?

O Pix internacional funcionará em todo o mundo?

Todos podem utilizar o Pix internacional?

Qual a data de lançamento do Pix internacional?

O Pix internacional é pago?