Fez um Pix e não caiu na conta? Confira 4 soluções

Se você fez um Pix e ele não caiu na conta, as 4 melhores soluções são:

Uma das principais formas de enviar e receber valores atualmente é optar por pagar com Pix. No entanto, é comum que em algumas situações o Pix demore para cair na conta e nem sempre a solução é aguardar. 

Graças ao sucesso do Pix criado pelo Banco Central, são milhares de transferências por dia e por isso o sistema pode passar por manutenções para atender a todos. Mas não somente ele como também os apps de pagamento podem enfrentar problemas. Saiba mais sobre as soluções a seguir. 

1) Verifique se o Pix não está fora do ar

1) Verifique se o Pix não está fora do ar

Em casos de manutenções no sistema do BC o Pix fora do ar pode acometer todos os aplicativos de pagamento e assim é só aguardar até que o sistema retorne. Ou então, em casos isolados, alguns aplicativos podem encontrar dificuldade para se conectar ao Pix. 

Caso o problema seja no aplicativo, a solução é tentar usar outra conta para realizar a transferência, se não conseguir resolver o problema, ele realmente é no sistema do BC. O Pix chegou a ficar fora do ar em bancos como o Nubank em 2023 e gerou transtornos aos usuários

2) Confirme se o pagamento foi enviado para chave correta

2) Confirme se o pagamento foi enviado para chave correta

Muitos usuários ao realizar um pagamento via Pix não conferem a chave digitada e por isso correm o risco de enviar para outro destinatário. A chave Pix é um resumo da sua conta, mas qualquer dígito errado pode destinar para outra conta por engano.

Se fez um Pix errado, seja em um valor maior que o necessário ou para a chave errada, tente contatar o destinatário e solicitar o reembolso. Caso ele se negue, contate o banco e informe o ocorrido. A não devolução é um crime de apropriação indébita. 

3) Verifique se o Pix não foi agendado

3) Verifique se o Pix não foi agendado

O agendamento é uma outra opção de envio com data marcada. Por isso, algumas pessoas podem confundir e realizar um Pix Agendado ao invés do envio instantâneo. O valor só sai da conta no dia escolhido e por isso o destinatário não recebe o Pix imediatamente

Em dúvidas relacionadas ao Pix Agendado cai que horas, ele cai nas primeiras horas do dia escolhido para envio. Por isso, uma solução é desfazer o agendamento nas suas transações e enviar o Pix por envio instantâneo. 

4) Confira se a transação não foi bloqueada

4) Confira se a transação não foi bloqueada

Uma segurança do sistema do BC é o Bloqueio Cautelar do Pix que bloqueia transações para análises em caso de suspeita de fraudes. Assim o Pix Bloqueado acontece, mas o valor não é perdido. 

Confira os principais casos que o Pix pode ser bloqueado:

  • Movimentação de alto valor
  • Transação suspeita
  • Contestação do pagador
  • Envio para chave Pix de má reputação

No caso da transação bloqueada é necessário aguardar 72 horas, que é o prazo máximo para a análise da transação. Vale destacar que ambas as partes são avisadas do bloqueio e após a análise o valor é enviado ou estornado para sua conta. 

💳NOVIDADE DO PIX, AGORA MAIS SEGURANÇA| BLOQUEIO CAUTELAR, MECANISMO ESPECIAL DE DEVOLUÇÃO,AGORA SIM

Quanto tempo um Pix leva para cair? 

Quanto tempo um Pix leva para cair?

Em média até 10 segundos é o tempo em que o Pix demora para ser processado. Mas, há situações como as destacadas anteriormente que o valor não cai ou demora até 72 horas para ser processado. 

João Bragança, diretor sênior da consultoria Roland Berger em matéria ao Infomoney destaca sobre a praticidade do Pix:

 “Essa mudança transforma o pagamento em commodity e a protagonista do processo é a conta – o meio pelo qual os participantes vão acessar e monetizar seus clientes”

Se o Pix não cair na conta, o que eu posso fazer? 

Se o Pix não cair na conta, o que eu posso fazer?

Se você fez o envio Pix e não chegou, outras medidas podem ser tomadas além das destacadas. Entre em contato com a instituição financeira ou banco para informar o ocorrido e aguarde as próximas instruções. 

Outra medida de segurança do Pix é o MED ou Mecanismo Especial de Devolução que age para devolver valores perdidos em golpes ou fraudes do Pix e não cabe para envios errados ou arrependimentos de pagamentos no Pix.  

BC te Explica #28 – Mecanismo Especial de Devolução do Pix (MED)

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo destacamos que em alguns casos o envio do Pix pode não acontecer. Para isso, existem algumas soluções que vão além de esperar que ele seja concluído. 

Mas, como observamos ao decorrer do conteúdo, especificamente existem quatro situações que requerem cuidados diferentes, ou possíveis soluções que diferem uma das outras. Além disso, o sistema do Pix pode passar por atualizações que causam falhas nas tentativas de envio

Por fim, é importante destacar que os casos de Pix Bloqueado não significa que os valores foram pedidos, foram bloqueados por 72 horas para uma análise da transação. Logo após a análise, o valor segue destino ou é estornado para quem enviou.

Qualquer Pix pode ser bloqueado?

O Pix pode ficar instável?

É possível que o aplicativo de pagamento encontre dificuldades para enviar Pix?

Posso acionar o MED para erros no Pix?

Golpes e fraudes posso usar o MED?