Para emitir um Pix cobrança é necessário:
- 1) Baixar o aplicativo RecargaPay
- 2) Gerar um QR Code
- 3) Enviar para o pagador
Você sabe o que é o Pix, mas ainda não conhece a opção de cobrança? Com ela é possível enviar uma cobrança de pagamento via Pix para amigos e clientes e ao ser pago o valor cai na sua conta de forma instantânea.
Essa é uma opção do Banco Central nas possibilidades do Pix. Vale destacar que ela se assemelha a uma boleto de cobrança. No entanto, é compensado instantaneamente ou em 10 segundos no máximo.
Além disso, todos os bancos e instituições financeiras com Pix possuem a opção de Pix cobrança. A seguir, saiba como fazer um Pix Cobrança no RecargaPay:
Baixe o RecargaPay
Primeiramente é necessário estar baixando o app do RecargaPay clicando na imagem abaixo.
Clique em 'Receber com QR Code'
No menu inicial, acesse a opção “Receber com QR Code” para gerar o seu QR Code Pix.
Defina o valor
Agora clique em “Definir valor” para adicionar a cobrança que será realizada no Pix QR Code.
Digite o valor da cobrança
Agora basta digitar o valor da cobrança que será realizada e se necessário adicionar a descrição.
Compartilhe o QR Code
Agora basta tocar em “Compartilhar” para enviar o código para o pagador ou mostrar o QR Code para leitura no app de pagamento.
Como funciona o Pix Cobrança?

O Pix QR Code é a opção utilizada para realizar uma cobrança via Pix. Essa função torna ainda mais prática o pagamento de débitos com clientes e familiares. Além disso, é possível ainda na cobrança adicionar o valor exato a ser pago.
Diferente de um boleto, ao ser pago o valor cai na conta do destinatário em até 10 segundos. Cada transação com determinado valor tem seu QR Code exclusivo. Quando o seu cliente não consegue usar o QR Code é possível pagar com a opção Copia e Cola que é a versão alfanumérica da cobrança gerada.
No entanto, o mesmo QR Code ou Pix Copia e Cola pode ser enviado para quantas pessoas forem necessárias e o pagamento tem como destino a chave Pix de quem realizou a cobrança.
Quais as taxas para o Pix Cobrança?

Para fazer um Pix Cobrança não existem taxas, pois esse é um meio de cobrar para receber o valor. Portanto, os usuários podem gerar cobranças de quanto for necessário para receber e não pagará taxa nenhuma se pessoa física.
Por outro lado, há situações em que as contas PJ paguem uma taxa por cobrar no Pix ou usar outras funcionalidades, pois o Banco Central permite essa prática para o custeio do Pix. A taxa do Pix varia para PJ nos bancos e instituições, sendo elas isentas no RecargaPay para todos.
Quem pode utilizar o Pix Cobrança?

Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode usufruir da modalidade do Pix cobrança. Sendo assim, basta somente ter um aplicativo de pagamento com Pix, cadastrar a sua chave e gerar a cobrança para envio e pagamento aproveitando tudo sobre o Pix.
Além disso, o Pix é seguro e por isso tem se tornado um dos meios de pagamento mais utilizados por todos os brasileiros. O BC reúne uma série de critérios de segurança como criptografia para proteção e MED para devolução de valores perdidos por fraudes e golpes.
Quais são os benefícios do Pix Cobrança?

As vantagens do Pix são inúmeras, principalmente quando se trata da cobrança que tem sido uma ferramenta indispensável no mercado. A seguir, conheça os principais benefícios do Pix Cobrança:
- Agilidade
- Segurança
- Praticidade nos envios
- Sem taxas
- Sem limites para cobrar
Qual a diferença do Pix Cobrança para o boleto bancário?

Apesar de parecidos, o Pix Cobrança já é uma alternativa ao boleto. As ideias são as mesmas, cobrança de valores, enquanto o boleto leva até 3 dias para compensar após o pagamento, o Pix é instantâneo e cai em até 10 segundos.
Essa é a principal diferença entre as opções, além da opção de QR Code enquanto o boleto tem o código de barras. Além disso, muitas empresas já oferecem a possibilidade como a Neoenergia inclui o QR Code para facilitar o pagamento via Pix.
Leonardo Moura, Superintendente de Recebíveis e Desempenho Comercial da Neoenergia Afirmou na matéria:
“A Neoenergia sempre busca oferecer várias opções de pagamento. Nesse sentido, aumentamos as possibilidades com o PIX. Entendemos que a modalidade já está suficientemente difundida e facilitará ainda mais a vida dos nossos clientes. A novidade traz mais conforto, uma vez que funciona 24h por dia e tem confirmação no sistema em até uma hora após o pagamento”.
Conclusão
Ao decorrer do conteúdo apresentamos o Pix cobrança e como funciona uma cobrança no RecargaPay. As demais opções de aplicativos que oferecem o Pix incluem essa função e segue o mesmo padrão básico do procedimento apresentado.
Vale destacar que o Pix é gratuito para pessoas físicas por determinação do Banco Central. Mas a cobrança das funções do Pix podem existir para contas PJ em bancos e instituições financeiras.
Por fim, destacamos que apesar dessas cobranças de taxas existirem, no RecargaPay pessoas físicas e jurídicas podem usufruir de todas as modalidades disponíveis gratuitamente.
Pix QR Code não funciona, e agora?
É possível usar a opção de Pix Copia e Cola que é a versão alfanumérica de 32 dígitos da cobrança.
Muitas pessoas podem pagar o mesmo Pix Cobrança?
Sim, quantas quiserem podem usar a mesma cobrança para pagar o valor determinado nela.
Existem taxas no Pix Cobrança?
Em algumas instituições financeiras e bancos, mas é grátis no RecargaPay.
Quem pode fazer uma cobrança no Pix?
Todos que possuem uma conta com o Pix e chave Pix cadastrada.
Quanto custa fazer uma cobrança no Pix?
Nada, é uma modalidade gratuita para contas PF e para PJ é grátis também no RecargaPay.
05-NIC-SET23