Conheça o Pix Automático – Novo lançamento do Banco Central

O Pix Automático é:

  • Uma ferramenta de transferência automática
  • Será lançada em outubro de 2024
  • Todos vão utilizar.

O Pix automático foi anunciado pelo Banco Central e permitirá que clientes deixem agendados os seus pagamentos via Pix recorrentes, como a conta de energia e a academia. O serviço estará disponível a partir do dia 28 de outubro de 2024.

No Pix Agendado, as informações para a transação devem ser fornecidas por quem realizou o envio do dinheiro. Poderá ser feito para PF e PJ para pagamentos recorrentes. O Pix automático pode reduzir custos, promete ser gratuito e todos poderão usar.

Em nota dada ao site Banco Central do Brasil, Breno Lobo, consultor na Gepix, destaca:

“As regras operacionais do Pix Automático foram definidas de forma a possibilitar uma experiência fluida para o usuário pagador, que poderá, de forma muito intuitiva, gerir as autorizações, visualizar os débitos futuros, estabelecer eventuais valores máximos do débito para uma autorização específica, por exemplo, garantindo a comodidade para o usuário e aumentando a confiabilidade para viabilizar tais débitos de forma automática”

Qual a diferença do Pix Automático para o Débito Automático? 

Qual a diferença do Pix Automático para o Débito Automático?

A diferença entre o Pix automático e o débito automático está relacionado com o vínculo da empresa com o banco. O débito é realizado na data prevista, sendo preciso que a empresa que oferece esse serviço negocie um acordo com os bancos do mercado.

O Pix automático tem o objetivo de ampliar o uso, em comparação com o débito automático. Ou seja, qualquer negócio poderá fechar acordo com uma única instituição financeira que ofereça essa funcionalidade.

Pix tipo “débito automático” começa a funcionar em 2024

O Pix Automático funciona como o Pix Agendado? 

O Pix Automático funciona como o Pix Agendado?

Não, pois no Pix agendado tanto a Pessoa Física como a Jurídica poderão fornecer as informações de pagamento. O usuário pode fazer os agendamentos em datas específicas, mas não que a cobrança aconteça de maneira automática na data. Além disso, não existe uma especificação do BC para que horas o Pix agendado cai na conta.

No Pix automático as informações de pagamento são fornecidas pela PJ. Além disso, não é preciso fazer nenhum tipo de agendamento manual e os pagamentos são feitos sempre na data prevista. 

Entenda como vão funcionar o Pix automático e o Pix agendado

Quais os benefícios de usar o Pix Automático?

Quais os benefícios de usar o Pix Automático?

O Pix possui diversas vantagens, assim como o Pix automático. Se você possui uma empresa, deve estar se perguntando quais são os benefícios dessa forma de pagamento. Confira a seguir:

  • Gratuidade: O Pix automático vai garantir gratuidade para toda Pessoa Física e os usuários pagadores deverão adotar a medida, já para quem recebe será facultativo.
  • Agilidade: Com essa forma de pagamento, a sua empresa receberá os pagamentos de maneira instantânea e automatizada.
  • Redução na inadimplência: Muitos clientes esquecem de realizar os pagamentos nas datas previstas. O Pix automático promete reduzir esse problema. 
  • Facilidade: Os usuários terão facilidade na hora de configurar o seu Pix automático, evitando esquecimento e atrasos na hora de pagar as suas contas.
  • Organização: Através do Pix automático os usuários terão mais organização na hora de fazerem o pagamento de cobranças recorrentes.

O Pix Automático tem requisitos? 

O Pix Automático tem requisitos?

Nos requisitos, todas as instituições financeiras que fazem o uso do Pix, além dos usuários do serviço que poderão pagar pelo Pix Automático. Essa forma de pagamento também é conhecida como Pix débito Automático.

Os principais requisitos são: possuir uma conta em uma instituição financeira que ofereça esse serviço, cadastrar uma chave Pix de sua escolha e programar o pagamento recorrente, podendo ser mesada, aluguel e mensalidades, por exemplo.

Conclusão

Ao decorrer do texto explicamos sobre o novo lançamento do Banco Central, o Pix Automático. Além disso, informamos também todos os benefícios que os usuários terão com essa nova forma de pagamento.

Recomendamos o uso do Pix Automático para garantir mais facilidade no pagamento de contas recorrentes. Pois, com essa ferramenta de pagamento não é preciso fazer o agendamento manual, pois o valor é debitado de maneira automática.

Lembramos que não existe uma hora especificada pelo Banco Central para cair o valor do Pix agendado na conta. Visto que isso muda de acordo com cada instituição financeira, onde algumas transferências podem caírem nas primeiras horas do dia ou não.

Quando será lançado o Pix Automático?

Quem vai poder usar o Pix Automático?

O Pix agendado funciona como o Pix Automático?

O que é o Pix Automático?

O Pix Automático é seguro?