7 Erros do Pix – Veja o que fazer para solucionar

Não é algo frequente, mas é possível receber uma mensagem de erro no Pix. Os 7 principais erros que acontecem são:

O pagamento via Pix foi criado pelo Banco Central e em 2022 já bateu o recorde de mais de 100 milhões de transações em um dia. Ele é um meio de pagamento tecnológico e seguro, mas o volume de usuários e outros pontos podem resultar em erros no Pix. 

Como destacamos, não é comum, mas acontece de algumas pessoas esbarrar com um desses erros. Por isso, separamos os principais deles onde também explicaremos como solucionar cada um. 

1) Não encontrar a chave Pix

1) Não encontrar a chave Pix

Um dos principais erros do Pix é não encontrar a chave Pix. Qualquer usuário pode enfrentar esse problema devido um erro de digitação ou uso de chave inexistente. Em uma dessas situações a chave não será encontrada.

Outra situação é quando ao realizar o envio, a chave escolhida não é compatível com o tipo de chave para pagamentos escolhida no app. Por exemplo, o usuário pode ter selecionado CPF e inserido um celular, por exemplo.

Como resolver esse erro no Pix?

O primeiro passo é conferir o tipo de chave e os dígitos inseridos, caso tudo esteja correto o problema não é com seu app. Entre em contato com o portador da chave Pix para conferir se a chave está correta ou solicite outra chave Pix para o pagamento. 

2) Valor acima do limite permitido

2) Valor acima do limite permitido

Os 3 limites do Pix podem gerar o erro de envio com valor acima do permitido. Ou seja, a transação é barrada justamente por ultrapassar o valor permitido. Esses três limites podem ser o limite diário, mensal ou até mesmo o noturno determinado pelo BC. 

Esses limites variam em bancos e instituições financeiras, no RecargaPay o limite diário é, por padrão, 20 mil reais e o mensal é de 40 mil. Mas mudanças como aumentos podem ser solicitadas com ao menos 24 horas de análise.

Por fim, no limite noturno, o usuário pode escolher quando o limite noturno começa, se às 20h ou 22h. Ele limita envios nesse período em até R$1.000,00 por ordem do BC. Esses limites existem por questões de segurança para coibir sequestros e roubos com Pix

Como resolver esse erro no Pix?

Uma das opções é ajustar o limite do dia seguinte ou até mesmo optar por outro aplicativo para enviar o valor via Pix. Se necessário para outros envios aumente o limite no seu app de pagamento. 

3) O Pix se encontra fora do ar 

3) O Pix se encontra fora do ar

Já o Pix fora do ar pode acontecer por duas situações, sendo instabilidade no sistema do BC que é um caso raro com fevereiro deste ano que aconteceu. Além disso, por instabilidade no seu app e internet que são os casos mais comuns. 

De acordo com o Banco Central do Brasil (BC) em matéria ao G1 sobre a instabilidade do Pix em fevereiro, o serviço voltou ao normal às 21h45.

“A partir das 21h45 os sistemas voltaram a operar normalmente. Possíveis lentidões podem ainda ocorrer em função do acúmulo de transações durante o período de instabilidade”

Como resolver esse erro no Pix?

Uma solução é tentar pagar por outro aplicativo que você tenha o Pix cadastrado. Caso dê certo, o problema é de instabilidade no seu Pix. Por outro lado, se persistir é uma questão de instabilidade no Pix do BC e só resta aguardar.

4) O Pix fica em processamento

4) O Pix fica em processamento

Diversos motivos podem levar ao erro de Pix em processamento durante uma transferência onde uma falha é encontrada. A falha pode ser resultado de problemas com a internet, instabilidade no sistema do BC e até mesmo no seu aplicativo de pagamento. 

Mas, é importante destacar que o Pix em processamento significa apenas que uma falha aconteceu e o valor será processado em mais do que 10 segundo que é o normal. Ou seja, o valor enviado não foi retido pelo BC e deve ser enviado para o destinatário. 

Como resolver esse erro no Pix?

Separamos algumas ações que podem ajudar a solucionar esse problema quando o Pix fica em processamento:

  • 1) Verificar todos os dados do pagamento
  • 2) Abrir e fechar o aplicativo do banco
  • 3) Verificar a conexão de internet
  • 4) Reiniciar o seu aparelho

5) Falha na hora de liquidar a transação

5) Falha na hora de liquidar a transação

Falha de liquidação acontece quando o usuário deseja enviar um valor maior do que o saldo em conta. Por isso a transação não é liquidada, pois o app limita o envio ao saldo da sua conta. 

Recentemente o Pix completou 2 anos de lançamento e soma mais de 138 milhões de usuários. Diante disso, é importante destacar que esse erro pode acometer qualquer um por ser comum errar um dígito e solicitar um valor maior do que temos em conta. 

Como resolver esse erro no Pix?

Escolha um dos apps de Pix com cartão para realizar o envio pagando com seu cartão de crédito. A melhor opção de como fazer um Pix com cartão de crédito é no RecargaPay com parcelamento em até 12x e a menor taxa do mercado de 3,49%. 

Como Fazer Pix com Cartão de Crédito usando o RecargaPay | Fazer Pix Parcelado

6) QR Code do Pix com um erro

6) QR Code do Pix com um erro

O Pix QR Code agiliza pagamentos e envios com a câmera do seu banco ou carteira digital. Basta apostar sua câmera, conferir os dados e pagar. No entanto, alguns desses códigos de pagamento podem apresentar erros na configuração ou perder a validade. 

A validade do QR Code geralmente existe para compras online, pois um prazo é determinado para o pagamento do código dinâmico. Por outro lado, o código estático pode apresentar erros em contas e boletos.

Como resolver esse erro no Pix?

Para resolver esse erro no Pix e enviar o pagamento, use o Pix Copia e Cola que é a sequência alfanumérica de 32 dígitos gerada junto a cobrança do QR Code. Basta copiar no Pix Copia e Cola e pagar. 

7) Enviar o pagamento para chave errada

7) Enviar o pagamento para chave errada

O último erro no Pix é o pagamento para a chave errada, pode ser um erro ao digitar e não conferir os dados antes do envio ou até mesmo enviar um valor maior que o desejado. Nesse caso é preciso entrar com um pedido de devolução do Pix

O meio de pagamento instantâneo avançou que o Pix deve decretar fim de pagamentos de compras por boleto. Mas, ainda assim, é necessário atenção ao digitar os valores e a chave Pix do destinatário.

Como resolver esse erro no Pix?

Uma das soluções é contatar quem recebeu o valor usado na chave, se for e-mail ou celular. Solicite o reembolso do valor. Caso o destinatário se recuse, acione o seu banco ou a justiça para reaver o dinheiro enviado por engano.

Fiz um PIX errado. E agora? É possível estornar um PIX?

Conclusão

Durante o conteúdo destacamos quais são os principais erros do Pix e até mesmo como eles podem ser resolvidos. Afinal, cada caso possui uma solução diferente e deve ser buscada quanto antes para o envio poder ser concluído.

Vale destacar que o Pix em processamento significa que o valor será enviado, seja para sua conta ou para o destinatário e pode levar mais de 10 segundos. Então, aguarde, pois o valor não foi perdido e nem retido pelo BC.

Por fim, em casos de Pix não liquidado você pode recorrer à alternativa de Pix com cartão de crédito. No RecargaPay as taxas são as menores de apenas 3,46% e com opção de parcelamento em até 12x para todas as bandeiras.

Qualquer usuário pode enfrentar problemas no Pix?

Mas o Pix é seguro para todos?

Não devolver o valor recebido por engano é crime?

Quanto tempo o PIx demora para ser enviado?

A instabilidade no sistema do BC é comum?