Como cadastrar a chave Pix? Entenda o passo a passo

Para cadastrar uma chave pix é necessário:

A chave pix funciona como um código que identifica uma conta, sendo importante para fazer um Pix com segurança. O pagamento via Pix é instantâneo, disponível para todos. Veja as melhores chaves Pix, quantas podemos ter e se dá para usar em dois bancos.

Para cadastrar a chave Pix no aplicativo RecargaPay realize os seguintes passos:

  1. 1 – Baixar o app

    Baixe o aplicativo Recarga Pay ao clicar na imagem abaixo
    Baixar o app

  2. 2 – Clicar em ver mais

    Dentro do menu Pix toque no link “ver mais”
    Clicar em ver mais



  3. 3 – Escolher a chave

    No campo “Minhas Chaves” selecione o tipo de chave Pix que deseja cadastrar
    Escolher a chave

  4. 4 – Enviar o código

    Você deve inserir o código de validação no app, caso tenha cadastrado um celular ou e-mail
    Enviar o código

  5. 5 – Confirmar a operação

    Se você optar por CPF é só confirmar sem a necessidade de colocar nenhum código
    Confirmar a operação

Qual é a melhor chave Pix para cadastrar? 

Qual é a melhor chave Pix para cadastrar? 

Para saber qual a melhor chave Pix analise cada situação, seja para transferir agora ou no Pix Agendado. Existem diversos tipos de chave Pix: CPF, CNPJ, celular, e-mail ou aleatória. Selecione a opção consultar Pix no app para ver as suas chaves cadastradas.

Quando utilizar a chave Pix pelo CPF/CNPJ?

Vale a pena utilizar em transações formais como salários, pagamentos a parceiros de negócios ou transações que envolvem bens de alto valor.

Considere que por lei ao negociar carros, máquinas que custam caro ou imóveis já é preciso informar CPF ou CNPJ, independente do Pix. Entretanto, embora seja seguro, não há muita privacidade.

Informa Fabio Assolini, especialista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, via CNN:

“O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa. E-mails e celular você pode perder o controle no caso de um ataque cibernético”.

Quando utilizar a chave Pix pelo Celular?

Ideal para usar com quem já tem o seu contato. Por exemplo, realize transferências a alguém que está em um grupo do WhatsApp e sabe qual é o seu número.

Se tiver outros números dá para cadastrar em outras contas, o que é uma vantagem. Por outro lado, há riscos porque os dados poderão ser clonados ou cadastrados sem autorização.

Quando utilizar a chave Pix pelo E-mail?

Use em transações nos sites. Por exemplo, ao efetuar compras online é necessário informar o e-mail ao registro na loja virtual, então facilita se você já usar esta informação como chave.

O benefício é que dá para usar um e-mail diferente em cada conta. No entanto, o recebedor terá seu contato e poderá enviar mensagens como anúncios de publicidade, vírus, entre outras.

Quando utilizar a chave Pix aleatória?

É útil ao vendedor físico e jurídico cobrar com Pix QR Code ou Pix Cobrança sem informar dados importantes. Porém, por ser uma chave difícil de memorizar há mais chances de erros em transferências nas quais o comprador insere a chave manualmente.

A instituição financeira escolhe para você uma chave aleatória com letras e números. Aqui, o ponto forte é a privacidade porque não há acesso a CNPJ, CPF, e-mail ou celular.

Quantas chaves Pix posso ter? 

Quantas chaves Pix posso ter

O limite do Pix ao uso de chaves é de 5 para pessoas físicas e 20 para pessoas jurídicas. Dessa forma, caso você se pergunte quantas chaves posso ter considere este exemplo: A pessoa física com 3 contas consegue cadastrar até 5 chaves em cada uma.

Economistas que explicam o que é Pix revelam que esta limitação ocorre por segurança, porque estas chaves servem para identificar os dados de uma conta específica.

Posso usar a mesma chave em dois bancos? 

Posso usar a mesma chave em dois bancos

Não é possível, pois cada chave identifica uma conta diferente com segurança contra os golpes do Pix. Por isso, o Pix é seguro. Contudo, a portabilidade significa uma alternativa para você que pergunta se “posso cadastrar as chaves Pix em mais de um banco”.

Assim, você tira a chave Pix de uma instituição e passa para outra. Para isso, cada banco tem um próprio procedimento e o tempo demora até 7 dias úteis, normalmente. Mas, de uma maneira geral a portabilidade funciona deste jeito:

  • Acesse o app da instituição financeira
  • Clique em “cadastrar nova chave Pix”
  • Informe a chave que deseja transferir
  • Selecione “fazer portabilidade”
  • Acesse o app da outra instituição em que está a chave
  • No menu Pix confirme a portabilidade

Conclusão

Em resumo, acessar o aplicativo da sua instituição financeira e escolher a chave que deseja usar são os passos para cadastrar a chave Pix. O limite é de 5 para pessoas físicas e 20 para pessoas jurídicas.

Se você tem mais de um celular ou e-mail use estes dados para criar chaves em outras contas. Apesar disso, CPF e CNPJ são informações únicas, de modo que só dá para usar em uma conta.

Vale lembrar que a chave aleatória é muito utilizada por vendedores para receber valores de diversos compradores desconhecidos com segurança.

Perguntas Frequentes

Sem chave Pix dá para fazer Pix?

Pode ter chave Pix em mais de um banco?

Dá para repetir a chave Pix?

O que é reivindicação de chaves Pix?

Como reivindicar a chave Pix?